terça-feira, 15 de maio de 2012

Foi por medo de aviãooo

Viajar sempre era um sonho. Mas por medo de avião e cansaço e sensação de desconforto antecipados pela viagem de ônibus sempre me mantiveram em solos paraenses. Até um dia a vontade de ultrapassar fronteiras, dentre elas a do medo, me empurraram rumo ao novo. Como é supremo o desconhecido. Como é doce o sabor da aventura do que não se conhece. Como é bom se lançar ao encontro do inesperado das sensações imprevisíveis. Foi bom quebrar barreiras e expectativas. Pisar em outros solos e viver uns sonhos. Percorrer labirintos sonantes e luminosos.
Comecei por Sampa, depois rumei a Taubaté, degustei dos solos cariocas e voltei pra casa. A sensação da volta é louca, é como se vivessemos literalmente a sensação de "de volta à vida real". Foram dias mágicos, intocáveis, inesperados e imprevisíveis. Vivi sonhos e sabores, não conheci tudo que queria, em especial os pontos culturais e históricos, meus desejos maiores, mas valeu muito à pena, em todos os sentidos, por todas as razões. E como não tenho a alma pequena, tudo vale à pena.
Depois, fiquei sonhando com a próxima viagem, com outros novos e outros sabores. Em menos de um ano e meio rumei ao Sul. Fui à encantadora Porto Alegre, cidade que respira cultura em sua história, arquitetura e paisagem. Centenas de museus gratuitos. Praças bem cuidadas e aconchegantes, e por que não dizer acolhedoras. Rumei para conhecer mais um sonho: Gramado. Pousei os olhos, abri a boca e deliciei-me com tudo que a cidade oferece, que é sem dúvida a mais linda que eu conheci até agora. Não é só a cidade, é o conjunto de tudo que ela oferece. Foi lindo, mágico, encantador e norteador de emoções a caminhos. Valeu muito à pena. E hoje, um dia após minha chegada, já penso e agora?
A próxima já está agendada: Brasília e Goiânia. Não sei se me encantarei, porém mais uma vez o novo me aguarda e as renovações das emoções já me aceleram o coração. Tudo é bom!
Por isso, viaje. Menos na maionese e mais pelo mundo. Guarde dinheiro e lembranças. Durma com o sorriso nos lábios e acorde pensando no que verão os olhos que se depararão com personagens de uma história nova.
Seja protagonista de seus sabores, não espere pelo outro, nem pelo que poderá vir. Vença seus medos.  Seja você com todas suas intensidades, cores e imperfeições. Viaje, viaje e viaje. Conte histórias de seu lugar e ouça a de outros lugares. Conte histórias de você e seja a história de outros verões e tantas emoções.
Perca o medo de avião e desprenda-se do rotineiro. A rotina entope veias e pretensões. Viaje pelo mundo e por você, se autodescubra, se valorize e se desnuda, porque só quem está morto não sabe o que é viver. Não demore o quanto eu demorei e viva a intensidade do lugar quando estiver lá.
E o medo de avião? É seguro e quem o conduz é Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corajosamente vivendo...diga-me