sábado, 21 de abril de 2012

A favor das mentes sãs!!

Ontem, fui dormir ao som de algum sertanojento fanho, graças às bebedeiras de uns vizinhos de péssimo gosto musical. Não havia como não prestar atenção às letras insólitas que desprezam mulher, relacionamentos e quaquer coisa decente, ou indecente mesmo, afinal qual mais categoria musical tem tanta dor de cotovelo e de corno, além da pura falta de noção?
Lembro-me de, em  uma entrevista, Gabriel Chalita afirmar que os jovens brasileiros já estavam demasiadamente devastados pelas drogas e desamparo governamental e que por essa razão não mereciam mais uma violência em suas vidas, já tão precária de cultura: o sertanejo. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso cultural há de concordar com tal afirmação. Para que o sertanejo? Ora, para auxiliar o capitalismo a devastar mentes, afinal o sertanejo não faz nada além de vender rimas pouco sofisticadas a uma elite brega e cafona.
Em contrapartida a essa contracultura, temos grandes fenômenos musicais invendáveis, além dos já eternizados, que deixaram uma herança musical sofisticada, desses Tom e Vinícius. Agora choquem, uma aluna veio me dizer que os amava, eu, inevitavelmente, elogiie seu bom gosto, até ela se mostrar cética às letras que eu desfilava aos seus ouvidos e ela me dizer não conhecer nenhuma. Na aula seguinte, eis que ela surge com um CD de Tom e Vinícius e eu, pasma, não conseguia crer que era uma dupla sertaneja, e o pior, ela se quer ouvira falar no Tom e Vinícius "de verdade".
Para devastar mais ainda um ouvido treinado, ouvi certa vez Zezé de Camargo dizer que sua influência musical eram os Beatles. Hã? Claro, eles consomem boa música para desintoxicar-se do lixo que produzem para vender, isso mesmo, não há prosa, nem versos, nem rimas, nem metáforas, há apenas e tão somente vontade de ganhar dinheiro às custas de mentes insanas.
Agradeço ao Chico Buarque de Holanda pelo impagável conselho: não ouça sertanejo, não reduza sua mente, prefira o silêncio à bobagem que reduz sua cultura ao lixo.
E siga o que eu, Chico e Suassuna te aconselhamos: ouça Lenine!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corajosamente vivendo...diga-me