sexta-feira, 6 de maio de 2011

Eu era órfã de filho!

No último dia 30/04 meu filhote fez 5 anos de vida. 5 anos de presença intensa em minha vida. Antes de ser mãe eu achava que sabia tudo, todas as regras, todas as respostas, todos os mistérios, até ele chegar, plantar seu lugar e me mostrar que eu não sabia nada. De fato não sabia mesmo!
Não entendia nem de amor, muito menos de amor incondicional. Não adiantou eu treinar com sobrinhos a arte de trocar fralda, se muito mais importante era eu entender a língua com que ele veio "configurado". Porém, isso tudo era detalhe. O bom mesmo foi a entrega a essa relação. Minha vida era vazia e eu nem sabia. Quando ele chegou descobri o prazer do banho da chuva, de dormir de conchinha, de chorar com um filme da xuxa. Ele me ensinou a rir de bobagens e achar o máximo me lambuzar com os restos da cobertura do bolo de chocolate. Ele me ensinou o quanto é bom ser corajoso e enfrentar os monstros espaciais que pousavam todas as tardes nos nossos quintais - lutei contra esses mosntros incansavelmente e no fim estava esgotada jogada no chão.
Graças a ele nunca mais disse "eu te amo" à toa. Amor é coisa de verdade, coisa séria que deve ser dito sentindo e não por brincadeira. Tanto o é, que poucas vezes eu o ouvi dizer eu te amo sem se deliciar com esse sentimento. Devo-lhe também o dom de conter sono e a renovação de minha fé. Foi ele que me aproximou mais de Deus e Nossa Senhora e me mostrou que se eu pedir Eles atendem mesmo.
Hoje sei que nada, absolutamente nada em minha vida tinha sentindo. Eu era egoísta, fazia as coisas pensando exclusivamente em mim. Hoje penso nele, faço por ele e estendo isso aos meus pais: o quanto não os ensinei as coisas e eu antes da chegada do Victor não tinha noção disso.
Eu o amamentei, troquei suas fraldas, velei seus sonos, aprendi sua língua, mostrei-lhe o dom dos primeiros passos. Eu caduqei com seus avanços, escolhi(o) suas roupas, mudo seu cheiro, preparo sua comida, cubro-lhe de coragem. Eu leio suas histórias, ensino-lhes as primeiras palavras, faço-o dormir, levo-o a escola, de conchinha vemos desenhos.
Ele me ensinou a ser mais humana, a ter mais fé, ser solidária. Ele acabou com minha solidão, mudou meus valores, ensinou-me a determinação e a ter paciência. Ele me mostrou o que é o amor. Ele me ensinou a sorrir e a ver a vida com mais leveza e alma e não com os olhos da efemeridade. Ele me emprestou seu colo, sua luz, sua devoção para que eu entendesse que agora sim eu tenho vida.
Sem ele eu era órfã, não havia entendido porque estava no mundo, agora eu sei.
Sei que eu o amo, sei que tudo vale à pena, sei do lance da alma, sei não valorizar as aparências, sei pedir perdão, sei lutar pelos meus ideias. Sei que ele modificou minha vida.
Eu hoje sou amor, inteira e feliz e se nessa vida eu não tivesse esse amor eu não teria coragem de desbravar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corajosamente vivendo...diga-me