sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A minha Marala Danielle

Marla!
Nem sei como nossa amizade começou, eramos tão pequenas que esse início foi apagado da lembrança. Estou certa, porém, de que foi um encontro maravilhoso, afinal uma amizade que dura desde a primeira série só pode ter sido marcada pelo encantamento, uma predestinação divina.
Mas, enfim, ela chegou fazendo estardalhaço, tenho certeza, pq a Marla é assim cheia de barulhos, vontades e bicos. Cheia de amor, doação, surpresas. Ela é minha amiga, minha irmã, um tesouro maravilhoso.
Desde que tomamos consciência da força de nossa amizade a cada ano trocávamos cartas cheias de declarações e emoções, ainda as tenho. Hoje fazemos as pequenas declarações diariamente qdo nos encontramos no msn.
Comemorávamos cada aprovação de fim de ano. Comemorávamos as menores coisas e enlouqueciamos com aquelas que julgávamos ser as mais importantes: ora, como duas "mocinhas" entendiam o que era de fato importante?
O que nos importava não era a comemoração em si, era a comemoração pela comemoração, a vibraçao, a vitória e o chocolate que isso tudo rendia. Gosto de chocolate, mas a Marla é alucinada por eles. Não há como eu comer um chocolate sem trazer a tona essa obcessão pelo "moreno gostoso."
Compartilhamos muitos momentos juntas: festas de fim de anos, fest de 15 anos, dores do amor, livros de terror, iniciação na Seicho-no-ie, tardes de filmes (há tempos que sou cinéfila), madrugadas de baralho tendo como castigo ao perdedor pagar abdominal, rolar de rir só de uma olhar pra cara de outra, birras por bobagens, estudos, estudos e estudos.
E dentre tantas lembranças agradáveis, a que saco do bolso sempre que estou pensando sobre a amizade, é essa:
Estudamos juntas para o vestibular. Na primeira tentativa a Marla passou e eu não, mas tudo bem, fiquei triste por mim, mas enlouquecida por ela, tanto que todos que passavam na rua eu chamava para cumprimentá-la.
No ano seguinte dei meu sangue estudando. Não saía pra nada, estava obstinada pela minha aprovação (sempre sou assim quando quero algo) e queria por tudo escutar meu nome ecoando na rádio, na cabeça, nos gritos. A Marla sabia muito bem pelo que eu passava pra conseguir isso. No dia do resultado da UEPA, eu super confiante, pois havia feito uma excelente prova, estava convicta da aprovação, mas eis que deu tudo errado.
O grito ficou sufocado. Me desesperei! Chorei tanto, tanto que não conseguia falar. Qdo estou curtindo minha solidão, meu desespero, ela entra, me dá um abraço, deita do meu lado e não diz nada. Apenas ficou velando meu desespero. Ela estava ali disponível para mim, para me ouvir, para se doar mais uma vez. Qdo me acalmei ela me fez lembrar que eu havia dito, no início da baalha,que meu maior sonho era passar na UFPA, que ía ser um valioso presente de Deus. Porém, dias antes ao resultado da UEPA, motivada pelo cansaço, eu lhe disse que se passasse na UEPA desistira da UFPA, pq não aguentava mais, estava muito cansada. Ouvi atentamente, mas não acreditei nos desígnios de Deus naquele instante. Estava vivendo um momento tão egoísta que achava que tinha sido esquecida, que não tinha sido ouvida.
Um mês depois, sai o listão da UFPA e meu nome foi o segundo a ser chamado. Saí louca gritando, delirando, agradecendo a Deus. Ela encontra comigo na rua, de braços abertos, agora enxugando minhas lágrimas de felicidade e me diz "Se Deus desse sua aprovação na UEPA, vc desistiria de seu sonho da UFPA". Ela me deu a lição. Ela me apontou, dentre tantas, uma prova de amor de Deus por mim. Fez-me lembrar de nossas aulas de catecismo, de crisma, da conversa de nossos pais, das missas de todo domigo, que o amor de Deus não falha. E não falha mesmo.
E ela faz florir minha vida. Tem um jeito de criança, que completa o meu. Um jeito de mulher que me da inveja. Um jeito de falar que me abre os caminhos e o sorriso. E embora ela esteja tão longe fisicamente, não há um só dia que minhas lembranças não lhe ataquem. Às vezes um toque no telefone pela manhã só pra lembrar, outras vezes conversas infindáveis que faz com que a TIM nos interrompa. Em outras usamos o msn pra vencer a barreira.
Sei que ela está ali e aqui. Sei que ela é existe, é real em minha vida e eu a amo, assim, como uma extensão de mim. Ela é absurdamente leal comigo, e me faz concluir que nossa amizade não é de valor fraternal, mas sim maternal. E ela sabe que sou exatamente assim com ela. Nós nos ouvimos, nos compreendemos e respeitamos nossos espaços e decisões, ainda que estas não sejam legais.
Ela é tudo que uma pessoa merece como amiga. E ela é minha amiga, irmã, mãe, filha.

Dia 03/03/11 ELA CHEGA. E ISSO DISPENSA COMENTÁRIOS!

Amo-te Marla!

Um comentário:

  1. Eu jamais terei palavras pra agradecer tamanho carinho aqui demonstrado.Isso é tão raro nos dias de hoje, mas nós sabemos disso. Sabemos do valor que temos uma pra outra,das barreiras superadas,sabemos de tudo sobre tudo o que nos compõe.E isso é valioso demais, não tem preço, não tem palavras...Apenas sentimentos!
    Deus nos deu de presente esse laço que se eterniza dia após dia.
    Obrigado por tudo.
    Amo-te!

    ResponderExcluir

Corajosamente vivendo...diga-me