quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Educação para mim e para ti!

Não acho clichê afirmar que a educação transforma vidas e acho que quando entidades governamentais promovem campanhas com esse mote é porque sabem o que dizem. Esses meus primeiros dias no interior me causaram uma confusão de sentimentos e uma comoção em prol da causa. Simultaneamente, causaram-me desprezo com certas pessoas que detem a "máquina" do poder na mão, mas que por jogatinas políticas, penalizam quem menos merece: o aluno, que é cidadão, que é humano, que tem, portanto, direitos garantidos constitucionalmente.
Dinheiro para desenvolver educação tem, afinal os Programas são variados e destinam suas verbas para fins específicos, que convergem para o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da educação. Mas se olharmos um pouco mais de perto, veremos que o dinheiro é super necessário, porém, mais necessário que ele deve ser a boa vontade humana-profissional de prezar pela melhoria educacional. Ser professor não é somente dar conta dos conteúdos que precisam "ser vencidos". É dar conta da problemática da evasão escolar, da falta de merenda, da falta de carinho, da falta de paciência, da falta de coração. Muitas crianças abandonam a sala de aula, por se depararem com professores medíciores que acham que transformarão às vidas das crianças ministrando conteúdos, que elas nem sabem como e para que usar.
Achava que isso acontecia pela histórica incompreensão da relação (que não é dicotômica): competência e habilidade. Mas não, compreendi nesses primeiros dias que o que falta mesmo é competência e habilidade de alguns profissionais lidarem com realidades tão distintas das suas e mais buscar no aluno as respostas para suas deficiências.
A compreensão de nomenclaturas, diagramas, tabelas, divisões celulares não transformarão nunca a vida de ninguém. O IDEB confirma isso. O que transfoma é a forma com que um profissional trata a educação, que faz com que ela de fato mude vidas, para melhor, é claro.
Espero mudar de opinião, deixar de sentir vergonha alheia devido a professores de botequim e lutar para que a administração escolar medíocre e cheia de puxasaquismo político entenda, que a salvação do mundo é através da educação, por isso ela é direito de todos.
Talvez por isso, ela seja tão negada, pois nada torna as pessoas mais esclarecidas que o conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corajosamente vivendo...diga-me