terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Lição nossa de cada dia!


Não seria a vida uma eterna lição? Teoricamente, sim. Praticamente, não. Porque praticamente cometemos os mesmos erros, errinhos, sempre, à luz do dia, ou na calada da noite. Basta a tentação se apresentar para que percamos o sentido, as direções que já nos foram dadas pelo vento e pela fadiga, pelos melhores amigos e pela experiência da vida. Não nos basta termos caído, chorado, perdido noites inteiras, pessoas importantes, tempo sagrado, uma vez que na hora que a tentação se apresenta, tudo vira nada e o erro aparece.
Perdemos todo o juízo que nunca tivemos, todo sentido razoável de que uma castilha na mão oferece e conselhos de amigos que sempre mantiveram a mão estendida, vá por água abaixo.
E para quê? Para mais tarde, todas as dores enevoadas voltem de novo. Todo o cinza da tarde escorra pelo chão, desbotada, pois a vida não ensinou nada. Ou ensinou e nós emburrecemos, tipo como acontece na escola na fatigada lição de matemática, ou em todas as exceções do português.
De que vale o perigo? Só me resta dizer que todo castigo para burro é pouco. Eu mesma já me perdi assim. Cega, resoluta na burrice, íntegra na bestidade. Mas não por muito tempo. Atraio as coisas erradas, mas sei que são os testes da vida para o merecimento que vem a seguir, aprendi a lição, doa o quanto me doer, doa a quem doer.
Aprendi que não se deve amar mais ao outro do que a si próprio, pois uma hora isso se vira contra você em forma de traição. Tem pessoas que gostam de pisar nas outras.
Aprendi que à medida que você se importa demais com o outro e de menos com você, o outro aprende o caminho do seu ponto fraco e depois te dá uma surra de solidão.
Aprendi que não morremos por amar demais ou amar de menos. Tudo passa, até as dores de amor.
Aprendi a selecionar meu amor e minhas amizades. E que ambos no final das contas é uma coisa só. Se traiu seu amor é porque nunca considerou sua amizade. Se traiu sua amizade é porque nunca mereceu seu amor.
Aprendi a elencar os assuntos que se deve manter com qualquer pessoa. Algumas irão usar o que você disse contra você, porque não lhe amam e nem são seus amigos.
Aprendi que uma amizade pode se transformar em amor.
Que o tempo não é remédio nenhum, a única coisa que faz sarar é a nossa habilidade de ser racional e de saber discernir o bem do mal.
Aprendi que quando você se entrega sem medida, está aquém de merecer o amor de verdade.
Aprendi que muitos se dizem teu amigo, mas poucos saem para a guerra contigo e que de onde você menos espera é que vem toda a força da superação.
Aprendi que beleza aproxima, mas não sustenta relacionamento nenhum.
Aprendi que conhecimento não representa sabedoria, por isso que vemos tantos conhecedores de alguma coisa morrendo de amor e não aprendendo a lição.
Aprendi a me amar sem medida, a respeitar os meus limites, a escolher meus eleitos, a sorrir para quem sorrir para mim.
Aprendi que tudo na vida tem um prazo e uma data de validade.
Aprendi que nunca se tem uma segunda chance, tudo é a nossa primeira chance...
Aprendi e ainda me falta muito o que aprender, inclusive a aprender a aprender por um caminhos mais curto e menos dolorido.
E eu "não aprendi a me render, que caiam os inimigos, então".
E eu aprendi a parar de procurar, porque o que tem de ser nosso vem ao nosso encontro, basta que estejamos atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corajosamente vivendo...diga-me