terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dizer não ao que é merecido

Um não bem dado enlouquece, encarece e emudece qualquer um. Ainda mais quando o "não" não é habitual em nossas vidas, o que para mim é raro, pois vivemos recebendo "nãos", o tempo inteiro. Mas quem recebe muito sim, quem acha que sempre teve as rédeas das situações, quem sempre silenciou as coisas, quem lacrou a decisão final, quando recebe um não, acha que pode virar a vida de todos de cabeça para baixo, sem parecer sintomaticamente um maluco, não um maluco beleza, mas um maluco tristeza.
E é assim que tenho visto. O "não mexa com o que não é da sua conta", é bem dissonante do "não quero mais você , baby, a fila andou e tudo acabou". Porém, meu bem, o mundo não acabou e nada, absolutamente nada, vai ficar de fora do sistema de rotação e do ciclo do sol, para que você, que nem é um ser humano exclusivo, entre nos eixos. A vida sempre vai continuar, independente dos nãos que você precisa levar, por isso faça-me o favor: cresça e apareça e desapareça, e, por gentileza, não faça do seu mundo um bicho de sete cabeças.
Enquanto você não cresce e brinca com seus monstrinhos ridículos no escuro, bem aqui mesmo no Brasil centenas de pessoas sentem na pele a crueldade da fome, da miséria, do lixo entranhando a dignidade de vida que se leva. Um monte de criança se droga nos sinais, pois receberam pais de merda como herança e nesse sentido nunca saberão o que é infância bem amada, idolatrada, salve, salve! Um monte de gente padece por problemas de saúde que lhe limitam a vida, a moral e a ombridade. Um monte de velhinhos foi abandonado à própria sorte em asilos e ruas, por serem um peso a se levar. Fora os mutilados, os renegados, os fugitivos de guerra, os exilados.
O seu problema é frescura, frustração, desamor... só isso. Ou seja: nada diante desses poucos que citei por aqui. Está com raiva porque foi negado ou trocado? Comece devagar, tome um porre até não aguentar mais (cuidado com o coma alcólico). Vais acordar pior, eu sei e nada estará resolvido. Quebre algumas coisas na sua casa e dentro de você. Chore até não ter mais lágrimas para enxugar. Grite e exorcise o que te amedronta, que eu sei que não é esse desamor ou essa troca, é apenas você, mimadinho, que não cresceu. Desabafe com um estranho, se deixe ouvir no desabafo e se oportunize a mudar, seja forte nessa decisão. Mude de telefone, de email, mas não mude de identidade, as pessoas precisam te reconhecer, porque só para quem te deu o não é que você não importa. Parta para um novo amor, não coma esperança de curar algo, mas com a certeza de que viver coisas boas nos devolvem a paz necessária.
E, por fim, abra a camisa, levante a cabeça e veja a quantas pessoas você deve pedir desculpas, por ter ferido, exposto, trapaceado, essas pessoas vão se emocionar por ter de volta o ser humano que sempre se orgulharam de ter. Inclusive eu!!
Ah, e aprenda que um não educa, engrandece e enobrece. E no meio disso tudo é bom lembrar de Deus, que nunca desistiu de você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corajosamente vivendo...diga-me